Tamanho das Fontes:

voltar

30/05/2018 - Homenagem a Ives Gandra reúne lideranças e grandes nomes da Polícia Civil


comunicado

A ADPESP recebeu, na manhã desta quarta-feira, 30, a visita do renomado jurista Ives Gandra, um dos maiores nomes do Direito no país. O encontro aconteceu durante a 338ª reunião da Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, com a palestra “Aspectos de Direito da Polícia Judiciária na visão do Professor Ives Gandra da Silva Martins”, ministrada pelo próprio Ives Gandra. 

O presidente Gustavo Mesquita Galvão Bueno e o vice-presidente, Abrahão José Kfouri Filho, compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, que contou ainda com a presença da presidente Raquel Kobashi Gallinati, do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, e da Diretora Regional de São Paulo da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Tania Prado Pereira. 

Além deles, compuseram a Mesa de Honra Antônio Carlos de Castro Machado, que fez uma menção honrosa e saudou o palestrante, e Maurício Freire- ambos ocuparam o cargo de delegado geral de polícia, e George Melão, ex-presidente do SINDPESP. A sessão foi presidida pelo acadêmico Ariovaldo Félix de Melo, secretário-geral da ACADPESP.

Ao fazer uso da palavra e cumprimentar a presença de todos, o presidente Gustavo Mesquita Galvão Bueno ressaltou a honra e o júbilo pela presença de Ives Gandra na ADPESP. O presidente ainda trouxe aos presentes palavras do próprio jurista, ao ler alguns trechos do parecer favorável que Gandra elaborou gratuitamente para a Associação no caso da ADI 5039/RO. “Pessoas como o senhor [ao dirigir-se a Ives Gandra] são cada vez mais necessárias e, infelizmente, cada vez mais escassas hoje em nosso país. Muito obrigado por tudo que o senhor lutou e ainda luta pela Polícia Judiciária, pelo Direito e pelo Brasil. Obrigado”, concluiu.

Leia também: Gandra: polícia para punir aproveitadores da greve dos caminhoneiros

 A homenagem deu ainda espaço para um ciclo de debates, onde temas pertinentes ao Direito e à trajetória de Ives Gandra foram tratados. O vereador Caio Miranda e o delegado Edson Luis Baldan, ao ministrarem os temas, Segurança como Direito Fundamental e Aspectos jurídicos da Lei nº12.830, respectivamente, trouxeram aos presentes um debate técnico da atuação da Polícia Judiciária. Já o vice-presidente da Associação, Abrahão José Kfouri Filho, relembrou a trajetória de Ives Gandra e da própria classe dos delegados, destrinchando suas minúcias profissionais e a evolução de suas prerrogativas e de sua atuação. 

Ives Gandra, por fim, citou seu orgulho de ser acadêmico honorário da ACADEPSP e falou aos presentes sobre a necessidade da obediência às atribuições constitucionais das instituições públicas. Neste aspecto, reiterou a importância de uma investigação criminal imparcial e vinculada às garantias individuai, presidida por um agente neutro e isento como o delegado de polícia.

Compartilhe |     



voltar
REDE SOCIAL
facebook instagram twitter youtube
PARCEIROS
artseg qualicorp martineli rpmed

zurich
ADPESP - SEDE SP    •     PABX (11) 3367-3722     •     FAX (11) 3222-3012   •    AV.IPIRANGA, 919   9º - 10º - 11º ANDARES    •    CEP 01039-902                           Todos os direitos reservados 2014 ©
Parceiros Universo das Vitaminas Petronet